5 lugares imperdíveis para visitar na Primavera em Portugal
Ar puro, tranquilidade e natureza esplendorosa são alguns dos predicados destes lugares que pode conhecer esta Primavera.
Aproveite os próximos feriados, o fim de semana ou as férias da escola para uma escapadinha em busca de puro descanso na Natureza.
Fuja da cidade, rume ao campo e natureza, reúna a família e amigos e saia de casa!
Confira aqui as nossas sugestões e pesquise Alojamentos Locais na região.
1- MATA DA ALBERGARIA – SERRA DO GERÊS
Este é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo constituído por um carvalhal secular, num dos mais bem conservados exemplos da floresta autóctone atlântica, típica do Norte do nosso país.
A caminhada pelos trilhos milenares é um convite à descoberta dos segredos dos nossos antepassados. Esta rede viária era importante para o Império Romano. Dos 318 quilómetros que constituíam a Via Nova, assim chamada tardiamente, já no século XVIII, o único troço totalmente preservado encontra-se aqui, na Mata Nacional da Albergaria.
Saiba mais em https://turismo.cm-terrasdebouro.pt/listings/mata-de-albergaria/
2 – MATA DO BUÇACO
Esta área protegida está localizada na serra do Buçaco, na freguesia do Luso (concelho da Mealhada).
A mata foi mandada plantar no primeiro quartel do século XVII, a mando da Ordem dos Carmelitas Descalços, e está delimitada por muros, que limitam o acesso ao espaço.
O seu conjunto monumental é classificado como Imóvel de Interesse Público e engloba o Palace Hotel do Bussaco, o Convento de Santa Cruz, as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros, as fontes (destaque para a Fonte Fria) e as cisternas, os miradouros (o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre toda a região) ou as casas florestais.
Saiba mais em http://www.fmb.pt
3 – SERRA DE SINTRA
Pela sua enorme beleza e riqueza ambiental, a Serra de Sintra constitui o coração do Parque Natural Sintra-Cascais. Mas, o que dá bem a medida das suas características verdadeiramente excecionais é o facto de ser, em todo o Mundo, a única área de paisagem cultural classificada pela UNESCO como património mundial.
Localizada a Oeste de Lisboa, pertence à orla sedimentar da Estremadura. Tem 10 quilómetros de comprimento, cinco quilómetros de largura e 30 quilómetros de perímetro, atingindo a sua altitude máxima (540 metros) na Cruz Alta. Integrada no Parque Natural de Sintra/Cascais, divide-se em duas paisagens: uma é a extensa área agrícola a norte de Colares que abrange o planalto de São João das Lampas, a outra é a faixa costeira entre a foz do rio Falcão e a Cidadela de Cascais, terminando no Cabo da Roca. Apresentando uma beleza natural magnífica, pela variedade de vegetação, caminhos e lagos é também riquíssima a nível cultural, pelo enorme conjunto de monumentos e quintas que reúne.
Saiba mais em https://www.parquesdesintra.pt/
4 – SERRA DA ESTRELA
Aqui encontra a paz, a beleza natural e o silêncio das montanhas.
Este destino montanhoso, para além de ser a maior serra de Portugal e um dos melhores destinos portugueses, é também um dos Geoparques com o título de Património Mundial da UNESCO.
A montanha mais alta de Portugal continental é o cenário perfeito para uns dias descontraídos em contacto com a natureza.
Com uma altitude máxima de 1993 metros na Torre, a Serra da Estrela é uma zona de rara beleza paisagística com desníveis montanhosos impressionantes onde podemos viver intensamente o silêncio das alturas. E aproveitar esses momentos de comunhão com a natureza para observá-la, reparando na variedade da vegetação, nas aves ou nos rebanhos de ovelhas guiados por cães da raça a que a Serra deu nome.
Sendo um dos locais mais simbólicos da região, Covão d’Ametade retrata uma depressão de origem glaciar e devido a toda a sua vegetação envolvente, esta é uma das zonas mais atrativas da Serra.
Saiba mais em https://turismodocentro.pt/regiao/serra-da-estrela/
5 – ALTO DOURO VINHATEIRO
Esta área do Nordeste de Portugal, com mais de 26 mil hectares, está classificada desde 2001 como Património da Humanidade pela UNESCO.
Aqui produz -sevinho há mais de 2000 anos, entre os quais o célebre vinho do Porto, que teve origem na segunda metade do século XVII, altura em que este vinho começou a ser produzido e exportado em grandes quantidades, especialmente para Inglaterra.
Uma paisagem belíssima plena de história e encantos naturais.
Saiba mais em http://www.portoenorte.pt/pt/